A cantora e compositora colombiana Shakira recebeu o prêmio "Free Your Mind" no MTV European Music Awards, realizado neste domingo na Espanha, pela participação na campanha oficial da Copa do Mundo da FIFA 2010, batizada "20 Centros para 2010", e no projeto 1GOAL — Educação para Todos.
O prêmio é entregue a indivíduos ou organizações que tenham obtido resultados notáveis na luta contra a intolerância, o preconceito e a injustiça social. Shakira junta-se assim aos cantores Bono e Bob Geldof e às organizações Anistia Internacional e Greenpeace, premiados em edições anteriores do evento da MTV europeia.
Embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e fundadora da ONG Pies Descalzos, dedicada às crianças vulneráveis da Colômbia, a artista de 33 anos está habituada às ações filantrópicas e usou a força do futebol durante o Mundial deste ano para ajudar a mudar as vidas de pessoas necessitadas e a criar um legado duradouro para as gerações futuras.
No começo do ano, Shakira foi nomeada embaixadora da campanha 1GOAL, dirigida pelo presidente da FIFA, Joseph S. Blatter, no intuito de garantir que todas as crianças do planeta tenham direito a educação. Junto com a entidade máxima do futebol mundial, Shakira promoveu a iniciativa para que os líderes políticos de todos os países liberem os recursos necessários para oferecer educação para todos e transformem em realidade o compromisso internacional de universalizar o acesso à escola até 2015.
“É uma grande honra", disse Shakira, ao receber o prêmio no espaço Caja Mágica em Madri. "Acho que a música é algo que dá sentido a nossas vidas. A música pode fazer você dançar, rir e esquecer dos problemas. Pode ser um meio fundamental de chamar a atenção para assuntos importantes. Gostaria de agradecer a todas as pessoas que se uniram a mim com o clipe Waka Waka e que dançaram para promover uma causa: a da educação a todos, a milhões de crianças de países em desenvolvimento que esperam ter oportunidade de concretizar seus sonhos.”
“Gostaria de dividir este prêmio como todos vocês e todos os jovens do mundo que ofereceram tempo, energia, esforços e ideias para promover uma causa que eles acreditam. Vocês são minha inspiração e me ensinaram que não há prazer maior nessa vida do que doar”, concluiu Shakira.
A diva colombiana se apresentou no show de abertura e na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo da FIFA 2010 e descreveu como "inspiradora" a temporada que passou na África do Sul. "Foi tão inspirador, tão empolgante, um dos meses mais felizes da minha vida nos últimos anos", declarou ela com exclusividade ao FIFA.com em julho. A canção Waka Waka (This Time for Africa), composta por Shakira e interpretada ao lado do grupo sul-africano Freshlyground, foi escolhida como a música oficial do torneio. O single vendeu mais de quatro milhões de cópias no mundo do todo, tornando-se o hino oficial mais bem-sucedido de todos os tempos.
A canção foi incluída em Listen Up!, o álbum oficial da Copa do Mundo da FIFA 2010, cuja renda foi doada à campanha "20 Centros para 2010". O objetivo da iniciativa é construir 20 centros Football for Hope em comunidades carentes de toda a África para prestar serviços de educação, saúde e prática de futebol.
Atualmente, três centros estão em funcionamento na África do Sul, no Quênia e na Namíbia. O próximo será inaugurado oficialmente no dia 4 de dezembro no Mali, enquanto os centros de Lesoto, Gana e Ruanda estão em obras e devem ser abertos entre março e abril de 2011.
Fonte : http://pt.fifa.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário